Escolha da Logomarca

A escolha da logomarca pode ser definitiva para seu sucesso

Quem pensa em abrir uma empresa pode se deparar com diversas dúvidas e desafios. Com certeza, a criação de um logotipo e logomarca figura entre as principais questões que assolam os novos empresários.

Um bom empreendedor reconhece a importância de criar uma marca sólida e memorável, que ajude o público a associar imediatamente o logo à empresa e aos serviços prestados ou produtos oferecidos.

Por isso essa é uma escolha que deve ser feita com muita cautela. As cores, formas e tamanho devem ter uma proposta diretamente ligada à intenção da empresa, e alguns empresários encontram dificuldades para criar logotipo e logomarca que consigam cumprir com todos esses aspectos.

A logomarca tem grande valor mercadológico e pode influenciar diretamente no sucesso da empresa, pois é o símbolo que irá estampar as campanhas publicitárias e será responsáveis por fixar a ideia da marca na memória dos clientes.

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Conheça bem a sua empresa

Especialistas apontam que conhecer muito bem a empresa é essencial para a criação de uma representação adequada. Saber quais são os potenciais, os diferenciais, e principalmente ter em mente como a empresa quer se portar no mercado é fundamental para ajudar a equipe de criação.
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Combine as cores

Pensar nas cores é outro cuidado que deve ser tomado na hora de criar logotipo e logomarca de uma empresa. As cores trazem uma série de significados, e podem comunicar diversas coisas.
Além de pensar nisso, é fundamental analisar a combinação delas, e pensar se essa paleta funcionará bem em outros acessórios, como camisetas, canetas, cartões de visitas, etc.

Público-alvo

Outro ponto crucial é saber exatamente com quem a empresa pretende se comunicar. Por isso, conhecer o público-alvo deve se destacar como estratégia primordial. O logotipo ou logomarca deverá conversar diretamente com clientes em potencial, e por isso definir esse perfil é importante.
Mas é importante que essa definição seja mais precisa do que apenas fazer uma leitura de classe social. Entender como se comportam os seus consumidores, definir qual é a região demográfica que mais consome seus produtos, e entender a faixa etária e o gênero podem ser algumas das informações relevantes para criar o seu logo.

Preste atenção na concorrência

Analisar os concorrentes também pode trazer uma ideia do que fazer para conseguir superá-los, e se posicionar no mercado. A dica é que o empresário conheça os logotipos das empresas que representam mais “ameaça” ao seu negócio, e descubra como elas se apresentam ao público. Lembre-se que o seu foco é o público, ou seja, são eles que devem ser agradados, não a sua equipe. Deixe que a ousadia e o diferencial construam a sua identidade visual. Pensar um pouco fora da caixinha neste momento pode fazer toda a diferença. Os traços e cores de uma logomarca devem ser pensados nas características e perfil da empresa.
Identidade Logomarca
Identidade e personalidade: dois aspectos que devem estar presentes no logotipo de sua empresa

Uma marca não é apenas um desenho. Ela deve trazer aspectos que consigam transmitir a identidade e a personalidade da empresa. Por isso mesmo, compreender qual é a imagem que a empresa quer passar para o público é fundamental na hora de definir qual será o seu logotipo ou logomarca.

O empresário que ignora isso tende a cair em modismo e correr o risco de criar uma marca que não agradará por muito tempo, pois ela não dirá nada a respeito do empreendimento.

Então, deve-se pensar, por exemplo, se a empresa tem uma identidade jovial e aventureira, como a Goóc, se é uma empresa clássica e minimalista, como a Vivara e etc. Mais uma vez, essa definição será feita a partir de um profundo conhecimento a respeito do negócio e das intenções da empresa.

Muito do logotipo poderá ser pensado analisando o plano de negócios que traz informações cruciais sobre o empreendimento.

Modernizar o logotipo
Modernizar o logotipo depois de anos de uso pode reforçar a identidade visual

Outro importante aspecto a ser considerado é que um logotipo pode, e deve ser renovado em algum momento. Claro que se a marca atinge um sucesso mundial, como é o caso do Burger King, ou MAC, isso pode levar anos, ou nunca vir a acontecer. Mas modernizar e renovar o logotipo pode representar um descanso na imagem da empresa, o que ajuda a valorizar e enriquecer a identidade visual.

Funciona mais ou menos da seguinte forma: pessoas que sempre passaram batido por aquele símbolo, vão ter a sua atenção repentinamente despertada quando a imagem muda. Mas também é importante se atentar ao fato de que não deve acontecer um afastamento bruto do símbolo original. É necessário que o público mantenha a associação.

Uma marca que passou recentemente por esse processo é a dos bolos recheados “Ana Maria”. Para conversar com o público atual, a embalagem tirou a menina de aspecto caipira e colocou uma nova versão da personagem, agora com traços mais modernos. Ainda assim, a identidade está ali, Ana Maria está ali, e a associação à marca é imediata. Essa modernização é parte de uma estratégia de marketing que visa renovar e ampliar o espaço da marca no seu mercado de atuação.

Para não se perder nessa tarefa, os empresários devem contar com a ajuda de uma equipe preparada de marketing e criação, que consigam criar algo novo sem desprezar completamente o velho.

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Equilibre tendência e tradição

A modernização adequada do logotipo e logomarca deve acontecer encontrando um equilíbrio perfeito entre o que é tendência e o que é tradição, principalmente quando se trata de marcas já consolidadas. A modernização adequada do logotipo e logomarca deve acontecer encontrando um equilíbrio perfeito entre o que é tendência e o que é tradição, principalmente quando se trata de marcas já consolidadas.

Menos é mais

Fazer uma releitura do símbolo não significa aumentar ou poluir a marca. Deve-se mudar alguns aspectos, mas evitar os excessos. Por isso mude apenas aquilo que realmente pode causar alguma diferença, mas evite acrescentar muitas informações.

Mantenha as cores:

Na medida do possível, deve-se manter as principais cores, pois elas são essenciais para que continuem associando o logotipo ou logomarca a empresa.
renovar logomarca
Qual é a hora certa de renovar a identidade visual?

Quando uma empresa decide renovar a sua identidade visual, ela deve ter em mente que não deve considerar o fim da antiga visual, mas sim sua evolução. Ou seja, os aspectos serão os mesmo, mas com um ar mais moderno. Algumas coisas podem definir a hora exata de mudar o logotipo ou logomarca, como as questões a seguir:

Mudança de posicionamento:

Se por acaso o negócio está tomando um novo rumo, e assumindo uma posição diferente no mercado, talvez seja hora de alterar também a identidade visual, criando um aspecto que combine com a nova ideia.

Expansão de mercado:

Quem está alçando novos voos, como parcerias internacionais ou entrada no e-commerce, também pode aproveitar para renovar o logotipo ou logomarca, e trazer um ar de novidade a todas as questões da empresa.

O empresário que mantém atenção a sua empresa perceberá exatamente a hora de fazer essa renovação. Toda mudança deve considerar a relevância e as melhorias que poderão trazer.

equipe logotipo
A contratação de uma equipe especializada é fundamental para rever a identidade visual de sua empresa

Por fim, qualquer mudança deve ser feita com acompanhamento de uma equipe de marketing devidamente certificada. Esses profissionais conseguem não apenas identificar os pontos fortes da empresa, mas também conseguem transcrevê-los em forma de logotipo e logomarca. Menosprezar a importância de contratar uma equipe profissional pode ser crucial, e representar o fracasso de um negócio. O empresário deve participar da criação de cada aspecto do logotipo.

Hoje em dia, o logotipo e logomarca precisam ser pensados não apenas para o marketing tradicional, mas também para se aplicarem as ferramentas digitais, que são parte crucial da vida de qualquer empresa. Por isso, uma equipe qualificada pensará também nisso antes de bater o martelo a respeito da nova identidade.

Toda empresa precisa ter uma identidade visual potente para conseguir se posicionar e fixar no seu nicho de atuação. É importante que o empresário se mantenha atento a todas as mudanças de mercado, e acompanhe de perto o comportamento de seu público.

Essas informações podem se mostrar cruciais na hora de escolher um logotipo ou logomarca. O conceito será responsável por convencer o público a consumir determinado produto ou serviço, e por isso deve conversar diretamente com essa parcela da população. Pensar com cuidado no logotipo e logomarca não é apenas uma prova de profissionalismo, mas também de inteligência mercadológica, pois pode ser determinante para o futuro da empresa.

A nova era chegou

Criar logomarca pela internet é aquela tendência que chegou para ficar e a
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